quarta-feira, 24 de junho de 2015

Grupo de estudos Arquetelos - Inscrições abertas!

"O que precisamos é o desenvolvimento do homem espiritual interior, cujos tesouros estão escondidos nos símbolos da nossa tradição mítica e na psique inconsciente do homem."
"O homem sempre viveu no mito e agora se crê que podemos nascer e viver sem mitos e sem história. Isso é uma mutilação do ser humano." - Carl Gustav Jung 

Quem quer conhecer a mente humana deve conhecer os mitos. Conhecer as histórias fundadoras das nossas tradições e instituições sociais, as narrativas que explicam a ativação dos complexos, o fluxo da energia psíquica e seus intrincados caminhos, compreender determinados padrões de comportamento ou sentimento, tudo isso é possível através de um conhecimento mais aprimorado da mitologia.

O Grupo de Estudos Arquetelos foi formado com essa missão: Aprender mitologias comparadas, debater temas do nosso cotidiano à luz da mitologia e desenvolver trabalhos transdisciplinares através dessa abordagem.

Estrutura
Como se estuda mitologia comparada? 

Através de mitologemas (ou mitemas) que são temas básicos presentes na maioria das mitologias do mundo. Exemplos de mitologemas são: "O nascimento complicado do herói", "A Grande Mãe nutridora/pantanosa", "O Grande Pai criador/castrador", "A Criança sagrada/maldita", "O Velho sábio/louco", "Mergulhos nas trevas e enfrentamento de dragões/monstros/serpentes", "Mitos de criação do mundo", "Mitos de trapaça e trapaceiros(Tricksters)" e tantos outros

Por que essa abordagem foi escolhida para esse grupo de estudos?

A primeira versão desse grupo de estudos estava focada em ensinar, do início ao fim (De Caos a Ulisses) toda a mitologia grega para, posteriormente, passarmos para outra mitologia, no caso a Egípcia, e daí seguiríamos adiante. O que ocorre é que o foco na mitologia grega não dava uma leitura suficientemente vasta dos mitologemas que gostaríamos de desenvolver. O estudo por mitologemas é mais abrangente e agrada a pessoas que queiram aprofundar seus estudos sobre outras mitologias e trazer para debatermos e estudarmos em grupo. Dessa forma teremos mais riqueza nas trocas efetuadas nos encontros, além de dar liberdade para que cada membro possa estudar a divindade ou mitologia que melhor lhe interesse, mantendo um recorte mínimo, que é o mitologema.

Como serão feitos os encontros?

Os encontros serão feitos semanalmente das 19:00 às 22:00 na casa do Renato Kress (autor da postagem e criador do grupo de estudos). O primeiro encontro de cada um será


Como é isso de publicar? 

Os alunos interessados poderão elaborar artigos, ensaios e estudos sobre os temas estudados e esses trabalhos serão publicados on-line nos blogs www.mitoemente.blogspot.com e aqui no www.arquetelos.blogspot.com além de serem, também, enviados para a Associação Junguiana do Brasil, Cadernos Junguianos e demais instituições e publicações junguianas indicadas pelos participantes.

Estamos em negociação para publicarmos anualmente nossos ensaios, artigos e estudos impressos através da Ibis Libris editora a partir do fim de 2016.
É obrigatório publicar?

Não. Publica-se quem quiser. Quem tiver interesse em desenvolver um trabalho mais extenso e aprofundado sobre alguma das temáticas abordadas ao longo de nossos estudos terá seu trabalho revisado por outros membros do grupo e, então, poderá publicar.

As vantagem em publicar artigos, ensaios e trabalhos:
1. Divulgamos nossos saberes e pesquisas, podendo adquirir notoriedade por eles
2. Colocamos mais uma publicação em nosso currículo Lattes
3. Ganhamos algum dinheiro com nossos direitos autorais, claro.

Qual a estrutura dos encontros do grupo de estudos?

1ª aula: A cada primeiro encontro farei uma apresentação do mitologema que abordaremos nos nossos encontros ao longo dos próximos dois meses. Essa apresentação terá uma abordagem inicial do tema, do seu simbolismo e dos mitos que iremos estudar juntos. A seguir teremos contação de mitos e debate.

2ª aula até a penúltima aula do módulo: Teremos sempre três momentos. O primeiro com um espaço para dúvidas, sugestões e comentários sobre as leituras realizadas, o segundo uma apresentação de algum tema estudado pelos alunos e o terceiro um debate e desenvolvimento dos temas levantados. Antes do encerramento gosto de deixar o espaço aberto para que pelo menos um aluno possa contar um mito para todos os presentes. O treino do "contar mitos" é importante para desenvolvermos uma consciência de como é o ritual e de como é a transmissão do mito também.

Última aula do módulo: Teremos também três momentos importantes. O primeiro é a criação do "Mapa Mental" com todos os trabalhos de todos os alunos, abordando o mitologema que estudamos naquele módulo, o segundo um espaço para dúvidas, sugestões e comentários sobre o andamento daquele módulo e considerações gerais, o terceiro a divisão dos trabalhos escritos para os alunos interessados com uma comemoração de encerramento num restaurante à nossa escolha.

Tem algum material específico para os estudos?

Farei sempre uma apostila básica com os estudos daquele módulo e um resumo dos temas abordados e entregarei para os alunos no nosso primeiro encontro. Os demais textos a serem estudados serão indicados para que sejam preferencialmente comprados em livro (se possível) e, para quem quiser, posso providenciar as cópias ou até passar a espiral se o tamanho dos textos comportar. 

Qual o número mínimo e máximo de participantes?

O mínimo de alunos para que possamos começar um módulo é de três. Por se tratar de um grupo de estudos com um caráter mais aprofundado não podemos ter mais do que oito pessoas presentes no grupo, sendo sete integrantes e eu. Caso tenhamos mais de sete pessoas interessadas procuraremos abrir um segundo grupo em outro dia.

A princípio penso em abrir um grupo às sextas-feiras e um grupo às quartas-feiras. Por favor deixem suas possibilidades (e contatos) nos comentários dessa postagem. 

Há algum tipo de certificado de conclusão do curso ou módulo?

Sim! Cada módulo terá um certificado de conclusão de curso constando as horas de estudo (geralmente em torno de 24 horas por módulo) e terá a chancela do Instituto A.T.E.N.A. - Arte em Treinamento Especializado e Neurolinguística Aplicada - , minha empresa.

Qual o valor para participar do grupo de estudos?

O valor mensal é de R$125,00 (cento e vinte e cinco reais) e pode ser pago por depósito bancário (Banco do Brasil), transferência ou à vista.

O valor por aulas avulsas é de R$53,00

Qual vai ser nosso primeiro tema?

Considerando que o processo de individuação é um processo de transformação com paralelos na alquimia e na física das trocas de energia, vamos começar esse primeiro módulo falando sobre transformações e metamorfoses na mitologia. Leremos a obra "As Metamorfoses" de Ovídio e estudaremos outros mitos de transformação em outras mitologias mundiais.

Quando começamos?

Nessa sexta-feira! Dia 26 de junho! Às 19:00!
Endereço: Rua Marquesa de Santos 53 apt202, Laranjeiras!
A menos de 5 minutos a pé do metrô do Largo do Machado.

Ah, e que quer dizer ARQUETELOS mesmo?

É um nome criado pela junção do prefixo "Arque" (antigo, primitivo, primordial) com o sufixo "Teleios" (final, completude, término), ou seja "início e fim" em uma palavra só. Eu que criei. Espero que gostem!

SEJAM TODOS MUITÍSSIMO BEM VINDOS!!! E VAMOS AOS MITOS!!!

"O mito é o nada, que é tudo" - Fernando Pessoa

PS: Eu não tomo café à noite, mas teremos drinks de café que eu farei para os presentes! Uma cortesia de outro projeto meu, o www.cafecomconto.blogspot.com

PS2: Todas as imagens nessa postagem virarão marcadores de livros que serão brindes para os participantes.

Por: Renato Kress

3 comentários:

  1. Olá, Renato, como vai?
    Gostei do seu blogue e do seu tema do qual sou entusiasta.
    Você ainda realiza grupos de estudos?
    Grato, Robertson em 02/10/2018

    ResponderExcluir
  2. Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir